Trabalhadoras rurais entregam reivindicações ao Governo do Estado

17 de abril de 2024
Aldeia Flor da Mata celebra Dia dos Povos Indígenas

Trabalhadoras rurais entregam reivindicações ao Governo do Estado

Um encontro no Palácio Piratini, em Porto Alegre, nessa terça-feira, 16 de abril, marcou a entrega da carta de reivindicações do 30º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra ao Governo do Estado. Na oportunidade, uma comitiva de Trabalhadoras Rurais do Centro Serra, acompanhada do prefeito de Estrela Velha, Alexander Castilhos, da primeira-dama e secretária de Educação, Christiane Ravanello Castilhos, e de representantes da Emater, esteve reunida com o governador em exercício Gabriel Souza e o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel.

O documento foi construído, em conjunto, por 10 municípios da região (Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas). Entre os pontos ressaltados na carta, estão a segurança da mulher, com a implantação de serviços especializados de acolhimento, bem como demandas de saúde, previdência social, agricultura, pecuária e infraestrutura.

A presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais de Estrela Velha, Nelci Tereza da Silva, destacou o trabalho construído pelas representantes desses municípios. “Nos reunimos todos os anos e indicamos, na carta, nove pontos que são essenciais para apoiar a mulher do campo”, explicou.

Gabriel reafirmou o compromisso da gestão estadual com as políticas para mulheres. “Nosso governo tem compromisso com as políticas de gênero e com as mulheres que trabalham no campo. Há uma série de ações com o mesmo objetivo das solicitações do grupo, como a ampliação das Salas das Margaridas [espaço de acolhimento nas delegacias voltado às mulheres vítimas de violência], assim como as casas de passagem para oferecer apoio. Vamos expandir o diálogo para avançar ainda mais nestes pontos”, garantiu.

O prefeito Alexander Castilhos salientou a importância do encontro para debater as demandas das mulheres da região. “É uma oportunidade para valorizar, apoiar e fortalecer a luta das mulheres do campo na busca por iniciativas de interesse coletivo”, afirmou.