Município sedia 30º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra

Escolas recebem materiais do Programa Alfabetiza Tchê
12 de março de 2024

Município sedia 30º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra

Estrela Velha foi o município escolhido para sediar o 30º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra, que ocorreu na última sexta-feira, 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento, realizado junto ao Parque Municipal de Eventos Oscar Leite de Moraes, foi promovido pela Associação Municipal das Trabalhadoras Rurais de Estrela Velha, em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Administração Municipal.

O encontro reuniu autoridades e delegações de nove municípios da região (Arroio do Tigre, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas), além de Estrela Velha. Também, estiveram presentes a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, e o deputado estadual Adolfo Brito, presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha.

A programação teve início pela manhã, com a acolhida às delegações visitantes. Em seguida, ocorreu a formação da mesa de autoridades e entrada das delegações. Após, o público presente participou de um momento espiritual, conduzido pela pastora Nidrian Heinrich e pelo padre Sandro Gianluppi.

Durante a abertura oficial do evento, Nelci Tereza da Silva, presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais de Estrela Velha, realizou a Leitura da Carta de Estrela Velha, documento elaborado em conjunto com os municípios da região, com reivindicações prioritárias em áreas como segurança da mulher, saúde, previdência social, agricultura e pecuária. O documento foi entregue às autoridades presentes, com o objetivo de ser encaminhada ao Governo do Estado. Na sequência, ocorreu o pronunciamento das autoridades.

Ainda pela manhã, foi realizada uma palestra, ministrada por Helena Brochado, fundadora do programa Com Propósito, psicóloga, palestrante e consultora em Gestão & RH, Desenvolvimento de Líderes & Equipes e Sucessão em Empresas Familiares.

O evento ainda contou com almoço e apresentações artísticas da invernada mirim do Grupo de Danças Estrelas da Tradição, da Banda Municipal de Estrela Velha e do Coral Municipal Estrelas em Canto.

À tarde, ocorreu o desfile para escolha da nova corte de soberanas das Agricultoras do Centro Serra, contando com representantes dos 10 municípios participantes do evento. Na ocasião, foram eleitas a rainha Patrícia Henker Dias (Segredo), as princesas Josiana Aparecida Moreira (Passa Sete) e Tânia de Castro (Lagoa Bonita do Sul), e a mulher simpatia Suzane Fernandes (Jacuizinho).

Por fim, a banda Novo Sentido subiu ao palco para fazer a animação da festa, colocando o público para dançar.