Fórum Municipal de Educação se prepara para CONAE 2024

Festividade celebra Dia do Idoso no município
27 de outubro de 2023
Estrela Velha sedia Assembleia de prefeitos da AMCSerra
30 de outubro de 2023

Fórum Municipal de Educação se prepara para CONAE 2024

Os membros do Fórum Municipal de Educação de Estrela Velha têm participado de diversas reuniões em preparação à Conferência Nacional de Educação Extraordinária – CONAE 2024. A atribuição do Fórum é contribuir nos estudos dos eixos do Documento Referência que dizem respeito às metas para o Plano Decenal de Educação (2024-2034).

No dia 16 de outubro, o grupo esteve reunido na Prefeitura, oportunidade em que foram apresentados dados do Plano Municipal de Educação, que está encerrando o decênio. Também, foram socializados os avanços frente as vinte metas projetadas em 2014, no quesito atendimento da educação infantil, educação em tempo integral, alfabetização na idade certa, educação especial/inclusiva, formação continuada e pós-graduação de professores, gestão democrática.

Neste dia, organizou-se um grupo de estudo, para discutir Eixo VII – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.

Já no dia 19 de outubro, os membros se reuniram para estudo e preparação para a Conferência Intermunicipal e estudar o Documento Referência. Os estudos dos eixos foram divididos entre os municípios participantes e coube a Estrela Velha fazer a análise do Eixo VII.

Na ocasião, foram discutidos: a oferta de Educação Ambiental em todos os níveis, modalidades e etapas da educação básica; a implementação da política e das diretrizes nacionais de educação em direitos humanos; e a formação dos profissionais da educação.

As discussões resultaram em três Emendas Aditivas e três Emendas Substitutivas, para apresentar na Conferência Intermunicipal de Educação, em Sobradinho.

Também, foram eleitos os delegados, representantes de Estrela Velha no processo de votação das Emendas: Evane Terezinha Winck Bertoti (Trabalhadores/as da Educação Básica Pública); Elton Spacil de Mello (Pais); Marlene Berlt Lasch (Conselho Municipal de Educação); Rafael Puntel (Órgão de Fiscalização e Controle); e Tatiana Canavezzi Mari de Alencar (Secretaria de Assistência Social).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =