Município recebe Selo prata da Rede Bem Cuidar RS

Trabalhadoras Rurais participam de Tarde de Campo
11 de agosto de 2023

Município recebe Selo prata da Rede Bem Cuidar RS

Estrela Velha cumpriu todas as metas do segundo ciclo do Programa Rede Bem Cuidar (RBC/RS) e, nessa segunda-feira, 07 de agosto, foi contemplada com o certificado de Selo Prata da RBC. Em 2022 o município já havia conquistado o Selo Bronze por ter cumprido todas as metas do primeiro ciclo.

A entrega do certificado ocorreu no município de Ibarama, durante cerimônia de inauguração da ampliação da Unidade de Saúde local. Na ocasião, o Selo Prata foi entregue ao prefeito de Estrela Velha, Alexander Castilhos, à secretária de Saúde, Neusa Ravanello Billig, e à enfermeira, Aline Camargo, gestora da RBC no município.

O momento contou com a presença da secretária Adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Costa, o secretário Estadual de Assistência Social, Beto Fantinel, e o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes.

A Secretaria da Saúde de Estrela Velha aderiu ao programa em outubro de 2021, tendo a Estratégia Saúde da Família da Sede como equipe escolhida. Com o Selo Prata, a ESF1 Sede foi certificada como “Unidade Amiga do Idoso”, por alcançar os indicadores obrigatórios do ciclo de avaliação, implementando ações e processos de trabalho que permitem aos usuários idosos vivenciarem uma atenção acolhedora, inclusiva e humanizada.

Dentre as ações desenvolvidas estão a avaliação multidimensional do idoso, reuniões de equipe, realização de capacitações para todos os profissionais da equipe, elaboração de planos de cuidados, realização de atividades coletivas de promoção da saúde, qualificação da assistência domiciliar e avaliação da estrutura física da UBS, entre outras.

Além dos ganhos para a saúde da população idosa, o programa viabiliza melhorias estruturais por meio do incentivo financeiro recebido para a atenção básica.

REDE BEM CUIDAR RS

A Rede Bem Cuidar RS integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da APS – Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população, considerando as necessidades e especificidades da população idosa do município.