Secretária de Educação participa do Fórum Estadual Ordinário da UNDIME

Assembleia define identidade de projeto de leitura
27 de abril de 2023
Estrela Velha recebe emendas para Saúde Municipal
2 de maio de 2023

Secretária de Educação participa do Fórum Estadual Ordinário da UNDIME

Mais de 1000 representantes da educação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará participaram do Fórum Estadual Ordinário Undime/RS 2023 e Fórum Região Sul, entre os dias 25 e 27 de abril, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.

Na ocasião, o município de Estrela Velha foi representado pela primeira-dama e secretária de Educação, Christiane Ravanello Castilhos, que esteve acompanhada de representantes das Secretarias Municipais de Educação da regional AMCSerra.

Com a temática “Aprendizagem e Financiamento: desafios da educação municipal”, o evento contou com debates sobre financiamento, regime de colaboração, tecnologia, educação infantil, primeira infância, alfabetização, educação inclusiva e neurociência.

O primeiro painel abordou o tema “Regime de Colaboração: articulação e fortalecimento pela qualidade da educação pública”, reunindo o presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Garcia, a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a presidente do Conselho Estadual da Educação (CEED), Fátima Ehlert, a coordenadora estadual UNCME, Fabiane Bitello, a promotora do Ministério Público e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Luciana Casarotto, o coordenador da Educação da Famurs, Itamar Chagas e o auditor externo do Tribunal de Contas do Estado, César Follmann.

O segundo painel discutiu a temática “Fundeb em pauta: estimativas, complementações e a distribuição dos recursos entre Estados e municípios”, ministrado por Alessio Costa Lima e Mariza Abreu.

“Undime Região Sul: desafios e conquistas dos Dirigentes Municipais de Educação no compromisso com a aprendizagem”, foi a terceira palestra do evento, ministrada por Maristela Guasselli, presidente da Undime/RS, Marcia Baldini, presidente da Undime/RS, e Alex Tardetti, presidente da Undime/SC.

Outro painel, apresentado por Patrícia Grael da Silva, abordou o tema “Intencionalidades Pedagógicas em Tempos de Conectividade. Nesse mesmo dia, ocorreu a palestra “Da concepção holística da criança ao Plano Nacional pela Primeira Infância e a construção do conhecimento na Educação Infantil”, ministrada por Vital Didonet e Paulo Fochi. Também, foi realizado o painel “Planejamento da Alfabetização nos municípios: articulação e continuidade entre Educação Infantil e Ensino Fundamental”, apresentado por Daniela Montuani e Patrícia Camini.

O terceiro dia foi marcado pela eleição da diretoria para o biênio 2023/2025, na qual a presidente, Maristela Guasselli, dirigente Municipal da Educação de Novo Hamburgo, e a vice-presidente, Mara Rebelo, dirigente Municipal da Educação de Santiago, foram reconduzidas aos cargos. Também foram eleitos a diretoria executiva, o Conselho Nacional de Representantes (e suplentes), o Conselho Fiscal (e suplentes) e os delegados (e suplentes), em que o secretário de Educação de Tunas, Bráulio Luiz Speth assumiu como suplente da Tesoureira, representando a AMCSerra na diretoria da Undime/RS.

Para finalizar o evento, ainda ocorreram dois painéis, em que foram discutidos “Potencialidades e desafios da educação inclusiva”, com Rejane Klein e Kamila Lockmann, e “Contribuições neurocientíficas para os processos de aprendizagem”, com Guilherme Nogueira.