PUFV reúne professores de Educação Infantil no município

Prefeito participa da Assembleia de Verão da Famurs
17 de março de 2023
Projeto de musicalidade retoma atividades no turno inverso
17 de março de 2023

PUFV reúne professores de Educação Infantil no município

Docentes da Educação Infantil, de 13 municípios que integram o Programa A União Faz a Vida (PUFV), participaram de encontro de formação realizado em Estrela Velha, na segunda-feira, 13 de março.

O grupo iniciante teve os estudos conduzidos pela professora Eduarda Vieira, junto à Câmara Municipal de Vereadores. Nesse, representam Estrela Velha, as professoras Sabrina da Costa e Anete Enedy Rossner Zahn.

Já o encontro do grupo Aprofundamento ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura, com a professora Queila Vasconcelos como assessora da formação. As professoras da rede municipal de Estrela Velha que participam deste grupo são Milka Francine dos Santos de Almeida e Franciél Fiuza da Costa. Também acompanham as formações a gestora da EMEI Alzira Nunes Ceolin, Renilda Terezinha Zini, e coordenadora, Mônica Seibert.

Esses encontros formativos ocorrem mensalmente e dão continuidade aos estudos sobre a infância, qualificando as práticas dos profissionais que atuam nesta etapa da educação básica. Os profissionais tiveram a oportunidade de realizar visitação à EMEI Alzira Nunes Ceolin e observar um pouco da rotina, espaços e contextos de aprendizagem. O momento reforçou sobre a importância de pensar uma Educação Infantil que acolhe, potencializa aprendizagens e fomenta o protagonismo das crianças. Também esteve presente a coordenadora dos Projetos Sociais do SICREDI, Luci Fornari que reforçou o valor do desenvolvimento profissional para buscar mudanças de impacto positivo na Educação Infantil.

No turno da tarde, todos os profissionais que atuam na Educação Infantil de Estrela Velha (professores, auxiliares e estagiárias) participaram de uma formação com a professora Eduarda Vieira que trouxe experiências enquanto docente, atelierista e coordenadora pedagógica. Na ocasião, a profissional compartilhou práticas de como conduzir em situações cotidianas: adaptação, educação especial, continuidade de propostas e investimento nas potencialidades, sono e descanso, acolhimento e conexão com as famílias.