Prefeito participa da Assembleia de Verão da Famurs

Prefeitura promove mudanças no secretariado
14 de março de 2023
PUFV reúne professores de Educação Infantil no município
17 de março de 2023

Prefeito participa da Assembleia de Verão da Famurs

O prefeito de Estrela Velha, Alexander Castilhos participou da Assembleia de Verão 2023, promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O evento foi realizado entre os dias 13 e 15 de março, na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (SABA), em Xangri-lá.

A Assembleia de Verão é o maior evento municipalista do litoral gaúcho e, neste ano, teve como tema “Educação é olhar para o futuro. Inovação é antecipar”. O evento reuniu mais de 400 gestores municipais do RS, além do governo do Estado, autoridades e parceiros para debater o futuro e desenvolvimento dos municípios gaúchos.

A segunda-feira, 13 de março, foi marcada pelo credenciamento dos participantes da Assembleia. Na terça-feira, 14 de março, ocorreu a abertura oficial do evento, bem como a assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Oportuniza Assistência Farmacêutica com a Defensoria Pública e com o Conselho Regional de Farmácia (CRF).

O encontro contou, ainda, com diversos painéis, nos quais foram abordados assuntos como: a nova sistemática de acompanhamento dos convênios com os municípios, do Governo do Estado; o Pacto Federativo; o novo Marco Legal do Saneamento; a Nota Fiscal de Serviço Eletrônico Nacional – NFS-e; programa Primeira Infância Melhor; a importância socioeconômica da Agricultura Familiar nos municípios; a assinatura do Termo de Cooperação com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI); e tecnologias e soluções do metaverso na gestão municipal.

Paralelo à Assembleia, ocorreu o Encontro das Primeiras-Damas, no qual a primeira-dama e secretária de Educação de Estrela Velha, Christiane Ravanello Castilhos esteve presente. O evento teve como tema “A primeira-dama e sua atuação na administração pública”, com o objetivo de fomentar o debate sobre a valorização da mulher na gestão pública. Na oportunidade, foram discutidas políticas para as mulheres, bem como a criação, estruturação e funcionamento de um gabinete comandado por uma primeira-dama e a captação de recursos para políticas e projetos.