Profissionais da educação participam de formações

Município recebe nova motoniveladora
3 de maio de 2022

Profissionais da educação participam de formações

Os últimos dias foram marcados por estudos e momentos de formação continuada com os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Estrela Velha.

Nos dias 25 e 26 de abril, foram promovidos encontros do Programa A União Faz a Vida (PUFV). No dia 25 de abril, ocorreram reuniões com gestores escolares, no sentido de rever o Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar. Também, foram realizadas visitas às turmas do ensino fundamental, já que os estudantes haviam sido desafiados a protagonizarem seus projetos na escola.

No dia 26, a assessora do PUFV, Micheli Cazarolli realizou um trabalho juntamente com os docentes que atuam no Ensino Fundamental, para fortalecer suas práticas e alinhar os projetos dos estudantes, junto aos professores. Neste dia, também houve uma reunião com a gerente da Sicredi de Estrela Velha, Luciara Wachholz, para explanar sobre o andamento do Programa Aprender Valor, do Banco Central, que foi aderido pela Secretaria Municipal de Educação em 2021, tendo continuidade em 2022, na EMEF Álvaro Rodrigues Leitão. Na ocasião, esteve presente a coordenadora Regional do PUFV, Luci Fornari.

Na quarta-feira, dia 27 de abril, encerrou-se o Seminário Internacional do SESC de Educação com a palestra “Ser professor”, ministrada por Eduardo Shinyashiki. A Secretaria Municipal de Educação realizou parceria com o SESC, ofertando o curso aos profissionais da educação, da rede municipal e estadual de ensino de Estrela Velha. O curso ocorreu nos meses de março e abril, contabilizando 20 horas, no formato online.

No dia 28 de abril, membros do Conselho Municipal de Educação participaram do curso “Atos Normativos: Busca Ativa e Plano de recuperação e consolidação de aprendizagens”. O objetivo foi orientar sobre a Busca Ativa nas escolas e a elaboração do Plano. O curso foi ofertado pela UNCME/RS. Paralelamente neste dia, a professora, Dianer de Moraes Christofari participou do curso “Contextos de Aprendizagem na Educação Infantil”, por meio do PUFV, com a professora Queila Vasconcelos. A formação teve o intuito de fortalecer as práticas e propostas pedagógicas na Educação Infantil.

Na sexta-feira, dia 29 de abril, profissionais da Rede Intersetorial (Educação, Saúde e Assistência Social) participaram do Fórum da FADERS, em Santa Cruz do Sul, no qual foram apresentados dados da realidade municipal sobre Acessibilidade e Inclusão e, no turno da tarde, realizaram a oficina sobre a temática “Transtorno do Espectro do Autismo”.

Ainda na sexta-feira, a presidente do CME Estrela Velha, Rosane Pereira Maciel, e a secretária, Marlene Berlt Lasch participaram da reunião mensal do Conselho de Educação da AMCSERRA, oportunidade em que foram tratados assuntos sobre legislação e atribuições inerente ao Conselho.

E, nessa segunda-feira, 02 de maio, também ocorreu o encontro mensal do Grupo de Estudo em Educação Infantil, coordenado pela professora, Queila Vasconcelos. Esse encontro é uma parceria entre os municípios de Estrela Velha e Arroio do Tigre, com o Programa a União Faz A Vida.