Plataforma Educacional do Google é agregada ao ensino municipal

Administração Municipal se reúne com Emater
25 de junho de 2021

Plataforma Educacional do Google é agregada ao ensino municipal

Com o objetivo de promover maior contato com os estudantes e melhorar a qualidade das aulas remotas, foi implementada, à rede municipal de ensino de Estrela Velha, a licença para uso das ferramentas educacionais do Google Workspace for Education Fundamentals, voltada aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.Mesmo com o subdomínio criado e a licença gratuita liberada desde junho de 2020, a ferramenta passou a ser utilizada neste ano letivo, quando alunos e professores foram cadastrados com contas institucionais e receberam login de acesso a recursos como Google Meet e Sala de Aula (Classroom).

Nesse processo, foi necessário pensar e planejar ações de orientação a estudantes e professores, já que a implantação da plataforma foi realizada no período de atividades remotas e a comunicação ocorreu por meio dos grupos de WhatsApp das turmas e de forma privada com cada aluno. Também, foram oferecidas formações aos professores, a fim de esclarecer e orientar quanto ao uso seguro das ferramentas, principalmente quanto às videochamadas que passaram a ser realizadas e facilitaram a comunicação com os estudantes.

Segundo a professora de Informática, Ionara Konzen, a implementação da plataforma Google for Education foi realizada de forma progressiva, garantindo melhor compreensão e adaptação dos alunos às ferramentas, considerando a realidade e dificuldades de muitas famílias do município quanto ao acesso à internet. “Hoje, podemos comemorar a inclusão e participação da grande maioria dos alunos nas aulas pelo Meet e Sala de Aula, que foi a segunda ferramenta a ser utilizada, sendo de grande importância para a orientação e organização dos estudantes quanto aos conteúdos e atividades propostas”, explica.

Para a secretária Municipal de Educação, Christiane Ravanello Castilhos, a tecnologia proporciona novos caminhos para o ensino e aprendizagem, além de ser uma metodologia inovadora.