Encontro aborda plataforma FICAI 4.0

24 de abril de 2024
Município recebe kits do programa Mãe Gaúcha

Encontro aborda plataforma FICAI 4.0

Nessa terça-feira, 23 de abril, Estrela Velha esteve presente no encontro de apresentação da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente – FICAI 4.0, realizado junto à Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre. Na oportunidade, o promotor de Justiça Pedro Henrique Staudt Silva explanou sobre a plataforma destinada ao registro, encaminhamento e sistematização de dados de estudantes que não estão na escola por infrequência, evasão ou não acesso.

O objetivo do FICAI 4.0 é tornar mais efetivas as ações desenvolvidas pela escola, rede intersetorial, Conselho Tutelar e MPRS, por meio de um fluxo colaborativo, que auxilia no processo de identificação das causas da infrequência e do abandono escolar, buscando avançar ainda mais na garantia do direito de crianças e adolescentes de acesso, permanência e aprendizagem na escola.

O encontro reuniu representantes de municípios que integram a Comarca de Arroio do Tigre. De Estrela Velha, participaram a secretária de Educação, Christiane Ravanello Castilhos, a secretária de Assistência Social, Marisa Dalcin de Franceschi, a vice-diretora da EMEF Álvaro Rodrigues Leitão, Marlene Berlt Lasch, a psicóloga Tatiana Mari de Alencar e as conselheiras tutelares, Adriana Burin e Joline Limberger.

Conforme Christiane Ravanello, a plataforma é uma ferramenta extremamente importante na prevenção e no combate à infrequência e à evasão escolar. “A FICAI 4.0 traz a proposta de busca ativa, unindo diferentes setores, para que nenhum estudante fique fora da escola”, disse.