Prefeito participa de reunião na Secretaria Estadual de Segurança Pública

Protesto reúne região em defesa da 5ª Cia BM
25 de março de 2024

Prefeito participa de reunião na Secretaria Estadual de Segurança Pública

O prefeito de Estrela Velha, Alexander Castilhos, esteve presente em uma reunião junto à Secretaria Estadual da Segurança Pública, em Porto Alegre, nessa quarta-feira, 20 de março. O encontro envolveu prefeitos, vereadores e representantes de entidades do Centro Serra, para discutir sobre o rebaixamento da Companhia da Brigada Militar do Centro Serra para o status de Pelotão.

Na ocasião, o grupo foi recebido pelo secretário adjunto da Segurança Pública do Estado, Coronel Mário Ykeda. Também estiveram presentes, o ajudante de ordens do vice-governador Gabriel Souza, Major Aldo João do Amaral Pereira, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito.

A iniciativa faz parte dos esforços da região em reverter a decisão do Comando Geral da Brigada Militar em rebaixar a 5ª Companhia da Brigada Militar, de Sobradinho, a um Pelotão pertencente à 4ª Cia da BM, em Candelária.

Entre as justificativas em defesa da 5ª Cia BM, foram demonstrados dados que a região é maior em números do que outras cidades que permaneceram com suas companhias. A 5ª Cia BM abrange nove municípios e uma população de aproximadamente 70 mil pessoas.