Projeto “Caminho Serras e Vales” é lançado no município

Secretária de Educação participa de lançamento do Programa Alfabetiza Tchê
15 de março de 2024
Município recolhe mais de três toneladas de lixo eletrônico
18 de março de 2024

Projeto “Caminho Serras e Vales” é lançado no município

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF Álvaro Rodrigues Leitão e da EEEF Itaúba, de Estrela Velha, foram convidados para participar do lançamento do Projeto “Caminho Serras e Vales” no município, realizado nessa quinta-feira, 14 de março. A atividade, organizada pela Secretaria de Assistência Social, Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Turismo, contou com uma caminhada de 2km em meio à natureza, além de visitas a propriedades rurais.

O percurso teve início pela manhã, na localidade de Linha Dalcin, onde ocorre o “encontro das águas” do Rio Jacuí e Rio Jacuizinho, entre os municípios de Estrela Velha, Ibarama e Pinhal Grande. O roteiro seguiu até a propriedade de Laerte e Adriana Westfalen, onde o grupo participou de uma visita guiada pelos proprietários.

À tarde, ocorreu um bate-papo com empreendedores rurais do município, junto à Estância Coxilhão Caminho das Pedras, propriedade de Alexandre e Tatiane Kriese. Com o tema “Turismo Rural e o Caminho Serras e Vales no município de Estrela Velha”, o momento foi conduzido pela engenheira agrônoma Mariana Pavanel Siciliano e pela biológa Ana Cláudia de Oliveira, da empresa Amplar Gestão Sustentável.

O projeto surgiu a partir da Consulta Popular de 2019, em que municípios da região Centro Serra e do Vale do Rio Pardo elegeram o turismo como prioridade, com foco em caminhadas na natureza e desenvolvimento do turismo rural. A iniciativa é uma oportunidade para geração de renda, preservação ambiental e desenvolvimento rural.

O “Caminho Serras e Vales” conta com uma distância total de aproximadamente 620km, interligando 16 municípios do Centro Serra e Vale do Rio Pardo. O percurso completo passa pelos municípios de Tunas, Estrela Velha, Arroio do Tigre, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Herveiras, Vale do Sol, Sinimbu, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde, Rio Pardo, Pantano Grande e Encruzilhada do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 10 =