Servidoras participam da 6ª Conferência Estadual da Cultura

Prefeitura promove manutenção de estradas rurais
25 de janeiro de 2024
Jovens participam de inspenção do Serviço Militar
31 de janeiro de 2024

Servidoras participam da 6ª Conferência Estadual da Cultura

Na quinta e sexta-feira, 25 e 26 de janeiro, a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) promoveu a 6ª Conferência Estadual de Cultura, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre. Estrela Velha esteve presente no evento, sendo representada pelas servidoras da Secretaria de Assistência Social, Cultura e Turismo, Isabel Cristina Billig e Magda Schweighofer Nogueira.

A conferência teve o objetivo de discutir e auxiliar na construção de políticas públicas para a área cultural do Rio Grande do Sul. Além disso, buscou preparar a participação gaúcha na 4ª Conferência Nacional de Cultura, responsável pela revisão do Plano Nacional de Cultura, que orienta o poder público na formação de políticas culturais.

A programação contou com painéis, palestras e grupos de trabalho, organizados em torno de seis eixos: institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura; democratização do acesso à cultura e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; direito às artes e linguagens digitais.

Além do governador Eduardo Leite, das secretárias de Cultura Beatriz Araujo (titular) e Gabriella Meindrad (adjunta) e do secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, participaram da conferência o ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín (Colômbia) Jorge Melguizo, o professor e pós-doutor em Direito Francisco Humberto Cunha Filho, a consultora internacional de políticas de artes, cultura e desenvolvimento Marta Porto e a escritora e ativista anticapacitista Lau Patrón, entre outros.

O evento também elegeu 42 delegados que participarão da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que tem como tema “Democracia e Direito à Cultura” e ocorre em Brasília, de 04 a 08 de março. No total, o Rio Grande do Sul terá 60 delegados na Conferência Nacional (os outros 18 foram definidos nos Encontros Setoriais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + treze =