Reunião constrói carta de reivindicações para Encontro de Mulheres em 2024

Editais e anexos | Lei Paulo Gustavo
28 de novembro de 2023

Reunião constrói carta de reivindicações para Encontro de Mulheres em 2024

A fim de construir a “Carta de Estrela Velha”, documento com reivindicações que será apresentado no 30º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra, na última quinta-feira, 26 de outubro, foi realizada uma reunião na Prefeitura Municipal de Estrela Velha.

Na ocasião, estiveram presentes extensionistas da Emater e presidentes dos grupos das Associações de Trabalhadoras Rurais dos municípios de Estrela Velha, Segredo e Sobradinho.

Durante o encontro, o grupo buscou definir reivindicações prioritárias em áreas como segurança da mulher, saúde, previdência social, agricultura e pecuária. Após apresentação no Encontro de Mulheres, o documento será entregue a lideranças e governos municipais e estadual.

Entre as principais solicitações, estão: criação de Coordenadorias da Mulher nos municípios; criação de Centro de Referência de Atendimento a Mulheres; ampliação de especialidades médicas para mulheres nas redes públicas municipais; proporcionar atendimento pré-natal, obstétrico e pediátrico na região Centro Serra, por meio do SUS; manutenção das idades para concessão de aposentadorias aos trabalhadores rurais; ampliação da licença maternidade para a mulher agricultora, de quatro para seis meses; preenchimento de vaga para extensionista Rural Social da Emater no município de Lagoão; e implementação de um campus do Instituto Federal Farroupilha na região.

O 30º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra será realizado no dia 08 de março de 2024, no Parque Municipal de Eventos Oscar Leite de Moraes, em Estrela Velha. O evento terá como tema “Mulher, acredita em ti, brilha como estrela e ilumina caminhos”.