Estrela Velha participa de Seminário Técnico da UNDIME/RS

Desfile Cívico celebra Semana da Pátria 2023
5 de setembro de 2023
Prefeito se reúne com diretor do DAER
10 de outubro de 2023

Estrela Velha participa de Seminário Técnico da UNDIME/RS

Com o objetivo de aprimorar a educação pública, na última terça-feira, 05 de setembro, representantes da educação municipal de Estrela Velha estiveram presentes no Seminário Técnico da UNDIME/RS, na PUCRS, em Porto Alegre. O evento teve como tema “Alfabetização e Diversidade: um diálogo para a emancipação”, a fim de instrumentalizar os gestores municipais, equipes técnicas e profissionais da educação na gestão das aprendizagens.

No turno da manhã, ocorreu a palestra “Gestão da Alfabetização”, com a professora e doutora Hilda Aparecida Micarello, abordando as diferentes dimensões da gestão para uma alfabetização integral e integradora, com o intuito de mobilizar os diversos níveis da gestão educacional no município para elevação dos níveis de aprendizagem e desenvolvimento, por meio do uso de dados e indicadores, transformando-os em planos e ações coletivas.

Na sequência, o tema “Formação Docente e Alfabetização”, foi explanado pelo professor e doutor Lourival José Martins Filho, destacando as premissas teóricas e práticas da ação pedagógica para a alfabetização no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Já no turno da tarde, o seminário seguiu com a discussão do “Papel do gestor na ERER”, com a professora e doutora Gládis Kaercher, refletindo acerca das prescrições legais relativas à educação para as relações étnico-raciais (ERER) e como contribuir para construção de uma sociedade mais ética.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Educação, Christiane Ravanello Castilhos, a supervisora Escolar, Mônica Olinda Seibert, e as professoras Gilcéia Ferreira Pesamosca e Simone Teichmann Stertz.