Município sedia encontro do COGEMAS AMCSerra

CME participa do XIV Encontro Estadual UNCME/RS
21 de junho de 2023

Município sedia encontro do COGEMAS AMCSerra

Estrela Velha sediou, na última quarta-feira, 14 de junho, o encontro mensal do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (COGEMAS), da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra). O momento reuniu secretários e técnicos da Assistência Social dos 13 municípios que integram a Associação, na Câmara Municipal de Vereadores.

Os participantes foram recepcionados pelo prefeito, Alexander Castilhos, e pela secretária de Assistência Social, Cultura e Turismo, Marisa Dalcin de Franceschi. Na ocasião, o público pode prestigiar a apresentação de estudantes da EMEF Álvaro Rodrigues Leitão, que integram o projeto de musicalidade, sob regência do professor Ravel Sampaio.

A reunião foi coordenada pela presidente do Colegiado, Aline Lazzari Martini, que destacou a importância desses encontros para analisar as dificuldades encontradas nos municípios e aperfeiçoar a política pública de assistência social na região. Também, foram apresentadas as atualizações de demandas das secretarias, bem como as novas orientações das instâncias superiores da Assistência Social.

A pauta do encontro também debateu: a reunião do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social (COEGEMAS-RS), realizado no dia 25 de maio; a Portaria nº 886, de 18 de maio de 2023, que estabelece diretrizes e procedimentos para a execução de despesas extraordinárias em ações e serviços do SUAS; Musa Regional da Terceira Idade; capacitação do Estado sobre Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS na AMCSerra; demandas para o COEGEMAS/RS e Serviço de Acolhimento; e assuntos gerais.