Prefeitura e Sicredi oferecem curso de gestão rural para produtores

Rede Bem Cuir promove prática de atividade física
11 de maio de 2023

Prefeitura e Sicredi oferecem curso de gestão rural para produtores

A Administração Municipal de Estrela Velha, juntamente com o Sicredi Centro Serra, está oferecendo a pequenos e médios produtores rurais do município a oportunidade de qualificação profissional, por meio do curso de gestão rural “AgroGestão”.

A iniciativa, pioneira na região, teve o primeiro encontro presencial nessa quarta-feira, 10 de maio, na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal. Na ocasião, o prefeito, Alexander Castilhos, e a gerente da agência Sicredi de Estrela Velha, Luciara Wachholz realizaram a abertura do curso e deram boas-vindas aos participantes, desejando momentos de aprendizado e novos conhecimentos.

O curso é dividido em três módulos, de seis horas cada. O primeiro abordou o tema “Ser e Empreender Rural”, no qual foi discutido autoconhecimento e autogestão, empreendedorismo rural e cooperação e organização rural. O encontro foi ministrado por Ieda Teresinha Bavaresco Machado, consultora em finanças, gestão e estratégias, e Nicéia Wunsch, consultora de negócios e mestre em Agronegócio.

O próximo módulo será realizado na quarta-feira, 17 de maio, e abordará o tema “Desenvolvendo Soluções Rurais”, em que serão debatidos assuntos como educação financeira pessoal, planejar para crescer e formação de preço de produtos. Já o terceiro e último encontro ocorre no dia 24 de maio, com o tema “Aprimorando a Gestão Rural”, oportunidade em que serão discutidos tópicos sobre gestão rural e sucessão familiar, a força da família e técnicas de comunicação assertiva.

O AgroGestão busca promover a construção de novos conhecimentos para a propriedade rural, melhorando a gestão e organização operacional e financeira do negócio. Sendo assim, a iniciativa tem o objetivo de ampliar a lucratividade das propriedades, agregando renda, além de incentivar a permanência do jovem no campo.

O prefeito Alexander Castilhos destaca que o curso de gestão rural pretende proporcionar mais qualidade de vida aos produtores do município. “Queremos levar qualificação aos nossos agricultores, para que eles administrem melhor sua propriedade. Minha preocupação como gestor público é a permanência do homem no campo, com sustentabilidade e rentabilidade”, ressaltou.