Encontro de gestantes enfatiza importância do aleitamento materno

Tarde de Campo aborda fruticultura
11 de agosto de 2022
Comunidade de Vila Itaúba promove Jantar Típico Italiano
16 de agosto de 2022

Encontro de gestantes enfatiza importância do aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela Velha promoveu mais uma edição do Encontro de Gestantes, nessa quarta-feira, 10 de agosto. A atividade, ministrada pela ginecologista e obstetra, Gabriela Lorenzi, e pela enfermeira, Francielli Schanne, teve como tema a campanha Agosto Dourado, enfatizando a importância do aleitamento materno.

O leite materno é considerado o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês, sendo um alimento completo que atende todas as necessidades até os seis meses de vida. Além disso, traz inúmeros benefícios tanto para a saúde materna quanto para a saúde do bebê, aumentando, inclusive, o vínculo entre os dois.

Para o bebê, o aleitamento materno contribui na prevenção de doenças alérgicas, diarreias, infecções respiratórias, aumenta a imunidade, reduz o risco de doenças como hipertensão, obesidade e diabetes. E, por ser de fácil digestão, reduz as cólicas dos bebês. Para as mães, além de contribuir com uma recuperação mais rápida no período de pós parto, a amamentação ainda reduz os riscos de doenças cardiovasculares, câncer de mama e ovários.

Os encontros de gestantes contam com uma programação mensal no município, em que vários profissionais abordam temas relacionados ao período gestacional, pré-natal, puerpério e cuidados com os recém-nascidos. A iniciativa tem o objetivo de oportunizar mais conhecimento às gestantes, visto que, devido à abrangência, não é possível discutir todos os temas durante as consultas de pré-natal. Sendo assim, a Secretaria de Saúde reforça o convite às gestantes do município, ressaltando a importância da participação nesses momentos de preparação e aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 2 =