
Os estudantes do 4º ano da EMEF Álvaro Rodrigues Leitão, de Estrela Velha, participaram, durante o primeiro semestre de 2026, do Projeto de Educação Fiscal, desenvolvido pela professora Denízia de Fátima Camargo Ferreira. A iniciativa integra as ações do município em parceria com o Programa Nota Fiscal Gaúcha e o Programa de Educação Fiscal – Aprendendo a Ser Cidadão.
Ao longo do projeto, os alunos participaram de uma série de atividades voltadas à compreensão da importância dos tributos, da cidadania e dos serviços públicos. Os conteúdos foram trabalhados por meio de sequências didáticas que relacionaram os temas ao cotidiano, abordando áreas como saúde, educação e segurança, permitindo que os estudantes compreendessem como os recursos públicos impactam a vida da população.
As atividades também contemplaram o estudo do Sistema Monetário Brasileiro, incluindo cálculos envolvendo tributos e reflexões sobre o papel do cidadão como contribuinte e beneficiário dos investimentos públicos. Outro destaque do projeto foi a realização de entrevistas com a comunidade escolar para identificar os hábitos relacionados à solicitação da nota fiscal. Após a coleta das informações, os estudantes organizaram, tabularam e apresentaram os dados em gráficos, desenvolvendo habilidades de análise e interpretação.
A proposta contemplou competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento do Território de Estrela Velha, estimulando o pensamento crítico, a educação financeira e a formação cidadã dos alunos.
Além de ampliar o conhecimento sobre educação fiscal, a iniciativa busca despertar nos estudantes o interesse por temas ligados à participação consciente na sociedade, incentivando atitudes responsáveis desde a infância.
Como continuidade do projeto, a escola pretende mobilizar a comunidade escolar para realizar o cadastro no Programa Nota Fiscal Gaúcha, por meio do site da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (SEFAZ/RS). A ação visa ampliar o conhecimento sobre o programa e incentivar mais pessoas a usufruírem dos benefícios oferecidos, contribuindo, ao mesmo tempo, para o fortalecimento da cidadania fiscal.