

A Secretaria Municipal de Educação de Estrela Velha realizou, neste mês de dezembro, o Encontro de Encerramento das formações do Programa Alfabetiza Tchê 2025. A atividade marcou a conclusão das ações do ano com um momento de partilha de boas práticas nas Trilhas da Alfabetização, reunindo professoras alfabetizadoras que atuam nos 1º e 2º anos das escolas municipais e estaduais.
O encontro reuniu educadores que utilizam o Material Didático Complementar (MDC) – Trilhas da Alfabetização e Trilhas de Leitura – Alfabetiza Tchê, além da participação de professoras alfabetizadoras do município de Segredo. A proposta foi promover a troca de experiências entre os profissionais, ampliando o diálogo entre diferentes realidades educacionais.
A iniciativa teve como objetivo valorizar e socializar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas, além de promover a interação entre os profissionais da educação e fortalecer as ações voltadas à alfabetização na idade certa. O momento foi dedicado à partilha de ações que têm contribuído para o avanço da aprendizagem dos estudantes no processo de alfabetização.
As atividades desenvolvidas pelo Programa Alfabetiza Tchê favorecem o desenvolvimento das habilidades leitoras relacionadas à leitura de mundo, possibilitando que os estudantes compreendam e interpretem situações do cotidiano. As práticas pedagógicas apresentadas estão fundamentadas na teoria de Magda Soares, que compreende a leitura e a escrita como práticas sociais presentes na vida das crianças, conectadas às suas experiências reais e ao cotidiano.
O encontro foi conduzido pela articuladora municipal do Alfabetiza Tchê, Cristiane Gracieli Schneider, pela articuladora municipal da RENALFA, Renilda Terezinha Zini, e pela professora formadora do Alfabetiza Tchê, Simone Teichman Stertz, que mediaram os momentos de diálogo e partilha.
Ao final do evento, cada professora participante recebeu um certificado de menção honrosa, em reconhecimento às boas práticas de alfabetização.