Na última sexta-feira, 23 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela Velha recebeu a visita de representantes da Vigilância Ambiental da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que estiveram no município para prestar suporte nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Estiveram presentes na ocasião a médica veterinária Lenise Nascimento Flores Dias e o engenheiro agrônomo Jonatas da Silva Pereira, profissionais da 8ª CRS que contribuíram com orientações técnicas e apoio às atividades de prevenção e controle do vetor.
A Secretaria de Saúde aproveita para reforçar o alerta à população quanto à importância da prevenção, especialmente após períodos de chuva, quando há maior risco de acúmulo de água parada — ambiente propício para a proliferação do mosquito. Entre as principais medidas preventivas estão a limpeza de calhas, o descarte correto de recipientes que possam acumular água e a vistoria regular em vasos de plantas, caixas d’água e outros locais suscetíveis.
A colaboração da comunidade é fundamental para evitar a disseminação do Aedes aegypti e preservar a saúde de todos.