Na última quinta-feira, 22 de maio, Estrela Velha sediou o encontro mensal dos gestores de Educação da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra). O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu representantes dos municípios da região para debater temas estratégicos da área educacional.
A recepção contou com apresentações culturais que deram um tom especial à abertura. A Banda Municipal de Estrela Velha encantou os presentes, seguida pelos estudantes do 5º ao 9º ano da turma de flauta, que também se apresentaram, demonstrando o talento e o investimento em cultura no município.
A programação ainda teve um momento do Projeto Bem-Estar, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Estrela Velha, voltada à saúde e bem-estar dos educadores. A iniciativa contou com uma atividade de aromaterapia conduzida pela psicóloga Luciane Tojahn. Com o tema “(Re)Encontre a saúde em você”, a ação proporcionou um espaço de acolhimento e relaxamento aos participantes.
Na sequência, os gestores discutiram a pauta regional de educação, abordando assuntos como a Resolução CNE 01/2024 sobre Educação Infantil, a Lei Federal nº 14.681/2023 que institui a Política de Bem-Estar e Valorização dos Profissionais da Educação, além do calendário letivo de 2026, os resultados do SAERS 2024, o Censo Escolar, a declaração de alunos da Educação Especial e programas governamentais como Brasil Alfabetizado e Escola das Adolescências.
Encerrando o encontro, os participantes realizaram uma visita à Barragem Itaúba, um ponto turístico e ambiental na divisa do município com Pinhal Grande, reforçando a valorização das potencialidades locais.