Com foco na preparação qualificada dos estudantes para as avaliações de larga escala, a Secretaria Municipal da Educação de Estrela Velha adotou o sistema “Vou + longe”, da plataforma Aprende Brasil. A iniciativa contempla alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, que são os principais públicos-alvo das provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do Saers (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul).
O material oferece recursos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e competências previstas nas matrizes de referência das avaliações externas. A proposta inclui livros de atividades, simulados, avaliações diagnósticas, acesso a um portal educacional com trilhas gamificadas, capacitações para professores e suporte por meio de consultoria pedagógica.
Como parte da implementação do programa, na última quinta-feira, 10 de julho, foi realizada uma formação online com gestores escolares e coordenadores pedagógicos, conduzida pela professora Maria Izabel Minuzzo, consultora pedagógica do sistema “Vou + longe”. A secretária municipal de Educação, Christiane Raquel Ravanello Castilhos, também acompanhou o encontro e destacou a relevância do alinhamento entre as práticas pedagógicas das escolas e as diretrizes que orientam as avaliações externas. “O material vai enriquecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido nas escolas”, afirmou.
Dando continuidade ao processo formativo, está marcada para esta sexta-feira, 18 de julho, uma formação presencial com os professores que atuam diretamente com os anos contemplados pelo sistema.