Durante o primeiro trimestre de 2024, a rede municipal de ensino de Estrela Velha tem realizado uma série de reuniões pedagógicas com o objetivo de alinhar e aprimorar diversos projetos educacionais em desenvolvimento. Entre as iniciativas abordadas estão o Primeiro Ano em Tempo Integral, BNCC Computação, Recomposição e Reforço Escolar, Cooperativa Escolar, Boas Práticas no Período da Hora Atividade e Atendimento Educacional Especializado.
Entre os dias 28 e 31 de março, as reuniões promoveram um espaço de conversa, escuta e troca de ideias, focando em três temas principais: o Tempo Integral do Primeiro Ano do Ensino Fundamental e a Cooperativa Escolar – COOPEEV (ambas da EMEF Álvaro Rodrigues Leitão), além da Recomposição de Aprendizagem e Reforço Escolar.
Formação integral e reforço escolar
O encontro sobre o Tempo Integral teve como propósito discutir a matriz curricular, a organização pedagógica e o currículo integrado. A proposta busca ampliar os tempos e espaços escolares, oferecendo mais oportunidades de aprendizagem e promovendo a formação integral dos estudantes.
Já o Projeto de Recomposição de Aprendizagem e Reforço Escolar, que atende do 2º ao 9º ano, é uma estratégia voltada à superação de dificuldades e defasagens educacionais, prevenindo a reprovação e, consequentemente, a distorção idade-série. Para 2025, a Secretaria Municipal de Educação organizou Materiais Didáticos Complementares para os docentes dos Anos Iniciais que atuam no contraturno desse projeto. Os materiais foram elaborados com base no diagnóstico dos estudantes e divididos por ciclos (Ciclo I, Ciclo II e Ciclo III), visando o aprofundamento e a consolidação das aprendizagens de forma progressiva.
“Essas ações refletem nosso compromisso em garantir uma educação de qualidade para todos. Investir em formações, materiais e projetos que valorizem os diferentes ritmos de aprendizagem é essencial para promover o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, destacou a secretária de Educação, Christiane Ravanello Castilhos.
Cooperativa Escolar e aprendizado na prática
Outro ponto de destaque das reuniões foi a Cooperativa Escolar – COOPEEV, ligada ao Programa A União Faz a Vida, do Sicredi. No encontro, foram planejadas as próximas atividades, incluindo grupos de estudo sobre objetos de aprendizagem, o Jogo da Cooperlândia e as responsabilidades dos participantes.
A EMEF Álvaro Rodrigues Leitão conta com a cooperativa escolar desde 2017, envolvendo estudantes do 6º ao 9º ano. Em 2025, mais de 50% dos estudantes matriculados na rede regular estão participando da COOPEEV, reforçando a importância da cooperação, do trabalho em grupo e do planejamento na formação acadêmica e cidadã dos alunos.