Frutas são tema do XII Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar

Professores têm novo encontro do Colmeia do Saber
23 de agosto de 2022

Frutas são tema do XII Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar

A Associação Municipal das Trabalhadoras Rurais e a Emater, em parceria com a Administração Municipal de Estrela Velha, promoveram, nessa quinta-feira, 18 de agosto, o XII Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar. O evento foi realizado junto ao CTG Estrela do Pago e teve como temática Frutas.

O encontro teve o objetivo resgatar hábitos alimentares saudáveis e as mais diversas técnicas de preparo dos alimentos produzidos localmente, valorizando a cultura alimentar local, bem como promover o resgate de sementes e mudas crioulas e a alimentação saudável, por meio da educação alimentar e nutricional.

Durante o evento, os participantes participaram de uma palestra, ministrada pela nutricionista Nediane de Oliveira com o tema “Frutas: uma riqueza de diversidade e nutrientes a ser explorada”. Na ocasião, a profissional abordou a riqueza de frutas que o país oferece, para que sejam exploradas de inúmeras maneiras e técnicas dietéticas, evidenciando os diversos nutrientes que são ofertados ao organismo ao incluir frutas na alimentação diária. Nediane também enfatizou os benefícios peculiares de várias delas (vitaminas, minerais, fitoquímicos) que se tornam imprescindíveis para uma vida mais longeva, mais saudável e com mais qualidade.

O Fórum também contou com exposição de artesanato, produzido pelas artesãs locais, além de sorteio de mudas frutíferas e nativas, doadas pela Emater e Cotriel. O público presente ainda participou de uma degustação de pratos à base de frutas e tiveram a oportunidade de realizar a troca de sementes e mudas, visto que cada pessoa foi convidada a trazer uma espécie que cultiva em sua residência.