Secretaria de Educação promove Formação Continuada

Docentes da Educação Infantil participam de Grupos de Estudos
27 de julho de 2022
Gilmar Steffanello assume como prefeito em exercício
29 de julho de 2022

Secretaria de Educação promove Formação Continuada

Buscando o aprimoramento contínuo dos profissionais de educação de Estrela Velha, a fim de qualificar ainda mais o processo de aprendizado dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação promove, periodicamente, percursos formativos no município. Na última semana, os dias 21 e 22 de julho, foram destinados à formação continuada de profissionais que atuam nas redes municipal e estadual de ensino.

Na quinta-feira, 21 de julho, a capacitação foi voltada a vivências na leitura. O momento, conduzido pelo professor Roger Andrei de Castro Vasconcelos, foi permeado por atividades práticas, reflexões e exercícios dinâmicos, ampliando o repertório sobre a temática. Além da carreira universitária, com foco em mediação de leitura, Roger tem formação no teatro e contação de histórias. Na ocasião, ele deu ênfase na paixão pela leitura e na biblioteca como espaço libertador, contagiando todos os docentes. “Ninguém lê o mundo se não lê livros”, disse.

Já a sexta-feira, 22 de julho, contou com duas formações. A primeira foi ministrada pela professora Telda Assis da Silva, que abordou a História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena: avanços e resistências. Durante o encontro, foi reforçada a necessidade de muitas mudanças, para garantir que todas as pessoas tenham condições e oportunidades justas para se desenvolverem. O encontro possibilitou reflexões e discussões significativas, colocando ainda mais em evidência a necessidade de trabalhar a temática rotineiramente nas escolas.

Após, o psicólogo Rodrigo Terras, servidor da Secretaria Municipal de Saúde, abordou o tema “Educação em Saúde Mental e o manejo de crises”. A proposta vem ao encontro das necessidades salientadas nas escolas no período pós-pandemia. Conforme o psicólogo, muitas vezes não somos instigados a verbalizar as emoções e isso cria problemas não apenas para a saúde emocional, como também para a saúde física. Na oportunidade, Rodrigo também esclareceu sobre transtornos mentais mais comuns de serem identificados (ansiedade, personalidade e humor). Devido à abrangência, a temática provocou vários questionamentos, gerando interesse dos participantes em mais encontros sobre o assunto, a fim de auxiliar a comunidade escolar no manejo de crises.