Buscando o aprimoramento contínuo dos profissionais de educação de Estrela Velha, a fim de qualificar ainda mais o processo de aprendizado dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação promove, periodicamente, percursos formativos no município. Na última semana, os dias 21 e 22 de julho, foram destinados à formação continuada de profissionais que atuam nas redes municipal e estadual de ensino.
Na quinta-feira, 21 de julho, a capacitação foi voltada a vivências na leitura. O momento, conduzido pelo professor Roger Andrei de Castro Vasconcelos, foi permeado por atividades práticas, reflexões e exercícios dinâmicos, ampliando o repertório sobre a temática. Além da carreira universitária, com foco em mediação de leitura, Roger tem formação no teatro e contação de histórias. Na ocasião, ele deu ênfase na paixão pela leitura e na biblioteca como espaço libertador, contagiando todos os docentes. “Ninguém lê o mundo se não lê livros”, disse.
Já a sexta-feira, 22 de julho, contou com duas formações. A primeira foi ministrada pela professora Telda Assis da Silva, que abordou a História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena: avanços e resistências. Durante o encontro, foi reforçada a necessidade de muitas mudanças, para garantir que todas as pessoas tenham condições e oportunidades justas para se desenvolverem. O encontro possibilitou reflexões e discussões significativas, colocando ainda mais em evidência a necessidade de trabalhar a temática rotineiramente nas escolas.
Após, o psicólogo Rodrigo Terras, servidor da Secretaria Municipal de Saúde, abordou o tema “Educação em Saúde Mental e o manejo de crises”. A proposta vem ao encontro das necessidades salientadas nas escolas no período pós-pandemia. Conforme o psicólogo, muitas vezes não somos instigados a verbalizar as emoções e isso cria problemas não apenas para a saúde emocional, como também para a saúde física. Na oportunidade, Rodrigo também esclareceu sobre transtornos mentais mais comuns de serem identificados (ansiedade, personalidade e humor). Devido à abrangência, a temática provocou vários questionamentos, gerando interesse dos participantes em mais encontros sobre o assunto, a fim de auxiliar a comunidade escolar no manejo de crises.