Estudantes recebem flautas barrocas para projeto de musicalidade

Docentes da Educação Infantil participam de formações
25 de março de 2022
Município visita 20ª Expoagro Afubra
29 de março de 2022

Estudantes recebem flautas barrocas para projeto de musicalidade

Uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação com o Projeto de Musicalidade entregou para os alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, da EMEF Álvaro Rodrigues Leitão, 60 flautas barrocas pata, na última quinta-feira, 24 de março.

O projeto é desenvolvido com as turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental, dentro do componente de Artes, sendo ministrado pelo professor Ravel Sampaio, em que é trabalhada a música e demais habilidades da pasta. Dessa forma, as atividades são desenvolvidas em três frentes: teoria musical, história da música e aula prática.

Na teoria musical, os alunos aprendem a ler música, com noções de divisão rítmica, melodia de harmonia, bem como leitura musical e elementos que compõe a música.

Já na história da música, são abordadas as fases da música, desde a idade média, até a música contemporânea, passando pelo período romântico, clássico e barroco, bem como a história da música brasileira, música popular e a diversidade de gêneros e estilos musicais ao longo dos séculos.

E, por fim, para que todo o conhecimento seja externado, são realizadas as aulas práticas, em que os estudantes praticam o instrumento flauta, acompanhado por canto e solfejo das notas musicais e executam no instrumento o repertório referente ao conteúdo trabalhado. Assim, todo o aprendizado é colocado em prática, tocando músicas de diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 16 =