Emater e AMTR realizam campanha de Promoção da Saúde e da Cidadania

Nota Fiscal Gaúcha: sorteados de novembro
3 de dezembro de 2021

Emater e AMTR realizam campanha de Promoção da Saúde e da Cidadania

Em uma ação conjunta, a Emater-RS/Ascar e a Associação Municipal das Trabalhadoras Rurais (AMTR), de Estrela Velha, desenvolveram uma campanha de Promoção da Saúde e da Cidadania. A iniciativa resultou em um encontro, realizado na última semana, na Câmara Municipal de Vereadores, que contou com a participação de nove grupos de Trabalhadoras Rurais e a diretoria da AMTR.

Na ocasião, a nutricionista, Nediane de Oliveira Trindade abordou o tema “Estilo de vida saudável: melhor medicamento para uma vida com qualidade e bem-estar”. A nutricionista enfatizou a importância, não somente da alimentação saudável, mas também dos demais pilares que compõe a Medicina do Estilo de Vida Saudável como sono, atividade física, hidratação, saúde mental, lazer, relações sociais e espiritualidade.

Conforme Nediane, tanto a saúde quanto a doença têm início no nosso intestino, que é a porta de entrada para tudo que ingerimos. “Cuidar do intestino se torna imprescindível para conquistarmos longevidade com qualidade de vida, portanto, desembalar e desempacotar menos e picar e descascar mais é uma regra de ouro para vivermos mais e melhor”, ressaltou.

O encontro teve o objetivo de resgatar hábitos alimentares saudáveis e as mais diversas técnicas de preparo dos alimentos produzidos localmente, valorizando a cultura alimentar local. As mulheres participantes do evento integram o Programa Socioassistencial 2021, que a Emater vem desenvolvendo no município.