Agosto Dourado: mês de conscientização sobre o aleitamento materno

Estrela Velha participa de projeto Flores para Todos
6 de agosto de 2021

Agosto Dourado: mês de conscientização sobre o aleitamento materno

Agosto é o mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela Velha apoia e incentiva, fortemente, as pacientes nesse sentido.

O leite materno é considerado o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês, sendo um alimento completo que atende todas as necessidades do bebê até os seis meses de vida. Além disso, traz inúmeros benefícios tanto para a saúde materna quanto para a saúde do bebê, aumentando, inclusive, o vínculo entre os dois.

Para o bebê, o aleitamento materno contribui na prevenção de doenças alérgicas, diarreias, infecções respiratórias, aumenta a imunidade, reduz o risco de doenças como hipertensão, obesidade e diabetes. E, por ser de fácil digestão, reduz as cólicas dos bebês.

Para as mães, além de contribuir com uma recuperação mais rápida no período de pós parto, a amamentação ainda reduz os riscos de doenças cardiovasculares, câncer de mama e ovários. O aleitamento não costuma ser uma tarefa fácil, precisa de calma e persistência, mas vale muito tentar.

Às mamães, sempre que precisarem, podem contar com os profissionais da Secretaria de Saúde para auxiliar nessa caminhada.