Município promove 6ª Conferência Municipal de Saúde

Secretaria de Educação lança projeto de incentivo à leitura
24 de março de 2023
Produtores visitas 21ª Expoagro Afubra
28 de março de 2023

Município promove 6ª Conferência Municipal de Saúde

Com o objetivo de discutir e aprimorar o modelo de atenção à saúde, bem como propor diretrizes para os próximos anos, a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela Velha e o Conselho Municipal de Saúde promoveram a 6ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. O encontro ocorreu nessa terça-feira, 21 de março, na Câmara Municipal de Vereadores, contando com a participação de representantes de vários segmentos sociais e da comunidade.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito, Alexander Castilhos; o vice-prefeito, Gilmar Steffanello; o presidente do Legislativo, Antônio Rosalvo Drum; a secretária de Saúde, Neusa Ravanello Billig; o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernanda Facco.

O evento teve início com a leitura do regimento interno da Conferência, que foi aprovado por unanimidade. Em seguida, o médico Rodrigo Guidolin, coordenador da atenção básica no município, apresentou os dados e situação de saúde em Estrela Velha. Já o tema central e a base para debates foi abordado pela farmacêutica Cenyra Sanchotene Martini e pela enfermeira Camila Barreto, da 8ª CRS.

Depois da palestra, os participantes foram divididos em grupos para discutir os eixos temáticos propostos este ano, que são: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Após as discussões, foram eleitos os quatro delegados municipais, que representarão o município na 9ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorre entre os dias 15 e 17 de maio, em Porto Alegre. Por fim, foi realizado um sorteio de brindes entre os participantes do evento.

A etapa municipal é um momento de debate entre todos os segmentos da sociedade, a fim de avaliar a situação de saúde do município e estabelecer proposições para a melhoria dos serviços. Além disso, permite maior esclarecimento à população sobre as ações realizadas e os indicadores de saúde do município.