Profissionais da educação participam de encontros formativos

Encontro reúne gestores do PUFV
3 de março de 2023
Secretaria de Educação promove novos encontros formativos
3 de março de 2023

Profissionais da educação participam de encontros formativos

Para dar início ao ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação de Estrela Velha promoveu encontros de formação aos profissionais da rede municipal de ensino, na primeira semana de fevereiro. A iniciativa buscou proporcionar espaços de reflexão e conhecimento sobre as práticas nas salas de aula, para assim dar melhor andamento às atividades escolares durante o ano.

No dia 06 de fevereiro, foi organizado um encontro formativo com os profissionais da Educação Infantil da rede municipal. Na oportunidade, o prefeito, Alexander Castilhos deu as boas-vindas à equipe e a secretária de Educação, Christiane Ravanello Castilhos acolheu o grupo com a leitura do poema “O menino que carregava água na peneira”.

Na sequência, os profissionais foram organizados em grupos e desafiados à Educação Maker (mão na massa). Diante disso, foram montados quatro ateliês, com diferentes materiais: 1) Era uma vez… quer que conte outra vez. (Escolha um clássico e crie); 2) Formas de disseminar a cultura leitora; 3) Como expressar a musicalidade (instrumentos, improviso e o corpo); 4) E agora, o que vamos fazer?(materiais não estruturados).

Após, foi realizada uma roda de conversa sobre as provocações e aprendizagens que geraram a proposta Maker. Na oportunidade, foram apontados eixos básicos que norteiam o Projeto Político Pedagógico das escolas que possuem Educação Infantil e retomados direitos e objetivos de aprendizagem expressos no Documento Orientador do Território de Estrela Velha.

No turno da tarde, foram compartilhadas práticas sobre o brincar heurístico (cesto dos tesouros, tapete heurístico e bandejas de experimentação); Projetos de investigação, organização de espaços internos e externos da escola; e Planejamento e rotina na Educação Infantil.

Já no dia 08 de fevereiro, professores, auxiliares e estagiários da rede municipal e professores da Escola Estadual de Ensino Médio (que também partilham do Programa a União Faz a Vida) participaram do encontro “Porque ainda estou/sou professor/a? As Encruzilhadas da Docência”, juntamente com os professores da rede municipal de Arroio do Tigre, que ocorreu no Clube 25 de Julho. O encontro contou com uma palestra do professor, Lui Nörnberg, da UFPel, que reiterou sobre uma docência que deve ser movida por paixão, numa relação de confiança e um currículo conectado com as experiências, estudos em rede e foco na resolução de problemas e desafios.

E, no dia 10 de fevereiro, no turno da manhã, foi promovido um encontro com professores da área de linguagem, humanas, sociais e ensino religioso. A assessora pedagógica do PUFV, Wanda Appel concentrou os estudos e ampliou as ferramentas pedagógicas, para que os professores possam disseminar cada vez mais as práticas leitoras, criar habilidades e uma cultura leitora na escola, na família e na comunidade. No turno da tarde, a mesma temática foi desenvolvida com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal. Os encontros foram desenvolvidos em parceria com o Programa a União Faz a Vida – PUFV.