Estudantes realizam avaliações diagnósticas e formativas

Agentes Comunitárias de Saúde recebem tablets
26 de agosto de 2022

Estudantes realizam avaliações diagnósticas e formativas

Durante o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Estrela Velha mobilizou as escolas da rede municipal de ensino para as Avaliações Diagnósticas e Formativas, de iniciativa do Ministério da Educação (MEC). A ferramenta auxilia no acompanhamento das aprendizagens dos estudantes.

A ação contou com a participação de estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com a realização de provas objetivas que compreendem as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Também, ocorreu a aplicação de avaliações orais, para observar o progresso dos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental na fluência leitora, bem como a produção textual para turmas do 2º ao 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

As avaliações são fruto de parceria entre MEC e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) com o objetivo de apoiar as redes de ensino. A plataforma reúne os cadernos dos testes das Avaliações Formativas, devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam a professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens.

A iniciativa possibilita a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagem dos alunos, mensurando de maneira individual o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, contribui para a promoção de estratégias de intervenção pedagógica a partir dos resultados e permite agir com precisão sobre eventuais defasagens de aprendizagem.