Produtores iniciam entregue de sementes de milho crioulo para propagação

CACS se reúne para analisar relatório financeiro e recursos do Fundeb
15 de março de 2022
Prefeito e secretário participam de cerimônia de troca de comando do CRPO/VRP
18 de março de 2022

Produtores iniciam entregue de sementes de milho crioulo para propagação

Em 2021, cerca de 10 produtores rurais de Estrela Velha receberam sementes de milho crioulo para propagação no município. A iniciativa foi uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e o escritório Emater/RS-Ascar, com o objetivo de preservar a biodiversidade de sementes, oportunizando a multiplicação das espécies de milho.

A ação distribuiu 1kg de sementes para cada produtor cultivar em 2021, em que cada um ficou responsável por repassar ao município 2kg de sementes em 2022, para que novos produtores sejam contemplados. Entre as espécies de milho distribuídas, há sementes de bico de ouro, amarelão, brancão, cabo roxo, sertanejo, ferro, sabuguinho, cinquentinha, cunha e palha fina.

Dos agricultores selecionados em 2021, Deoclécio Silveira Pereira, de Vila Itaúba, repassou ao município 2,5kg de sementes de milho da variedade cunha, nesta semana, para dar continuidade ao processo de propagação.