Rede municipal de educação realiza percursos formativos

Prefeito participa de audiênncia no MDR e SEDEC
20 de fevereiro de 2022
Secretaria de Obras intensifica reparos em estradas do interior
21 de fevereiro de 2022

Rede municipal de educação realiza percursos formativos

Pensando no desenvolvimento profissional e no bem-estar dos profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Estrela Velha, foram organizados encontros de formação continuada, entre os dias 14 e 18 de fevereiro. A ação contou com a parceira do Programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi.

Esses encontros tiveram o objetivo de fortalecer uma rede continuada de formação, solidificando os percursos formativos de docentes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, servidores e gestão escolar.

O dia 14 de fevereiro iniciou com a temática “2022: pistas para ter um excelente ano letivo”, com abertura oficial e acolhimento com a dupla Robson e Mateus. A introdução e aprofundamento do tema foram abordados por Micheli Cazarolli e Vanda Apple Genro. O encontro foi voltado a todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação. À tarde e à noite foram realizados grupos de estudo específicos, com docentes dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, que teve como temática norteadora “Perceber a escola além do prédio”, também conduzida pelas professoras Micheli e Vanda.

Na terça-feira, 15 de fevereiro, ocorreu o encontro de orientadores de cooperativas escolares, em Candelária, com o professor Everaldo Marini. Na ocasião, representando a COOPEEV, estiveram presentes as professoras, Luci Rovena Kremer Bisognin e Marlene Berlt Lasch. Paralelamente, neste dia, foi realizado, na Prefeitura Municipal de Estrela Velha, o encontro de profissionais que atuam na Educação Infantil para a formação “Ampliando caminhos para uma escola que respeita as crianças”, ministrado pela professora, Queila Vasconcelos.

O dia 16 de fevereiro foi destinado aos gestores, coordenadores e secretários Municipais de Educação, que tiveram a oportunidade de ouvir e interagir com a professora, Regina Shudo, que abordou o tema “Projetar um novo olhar sobre a Educação que sonhamos – novo contrato social”. O encontro ocorreu no formato online, com todos os municípios que participam do Programa a União faz a Vida (PUFV), na região de abrangência Centro-Serra.

Já na quinta-feira, 17 de fevereiro, os servidores da Secretaria Municipal de Educação participaram de uma capacitação em noções básicas de primeiros socorros, ministrada pela enfermeira do município, Francielli Fernanda Schanne, com o intuito de oferecer o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais, aumentando a segurança de crianças e adolescentes nos espaços educativos e transporte escolar. Nesse dia, os coordenadores locais do Programa A União faz a Vida (PUFV), estiveram reunidos em Candelária, trabalhando na gestão e organização pedagógica do ano letivo de 2022.

E, nessa sexta-feira, 18 de fevereiro, a professora, Micheli Cazarolli, abordou o tema “Como colocar em prática a pedagogia de projetos do PUFV?, para os docentes do Ensino Fundamental, no sentido de colaborar no planejamento e, consequentemente, materializar nas práticas, vivências e experiências significativas com os estudantes.

A secretária Municipal de Educação, Christiane Ravanello Castilhos agradece a presença de toda a equipe de servidores da educação nos encontros. “Que possamos seguir ajudando uns aos outros, vestindo a camisa da educação com responsabilidade, comprometimento, harmonia, união, dedicação e sintonia, assim, chegaremos ao final de mais um ano com o resultado desejado. Vocês fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Desejo a todos um extraordinário ano letivo”, finaliza.