USF Itaúba promove enconntro alusivo ao Outubro Rosa

Encontro celebra Dia do Idoso
11 de outubro de 2021
Dia D de Multivacinação é neste sábado
14 de outubro de 2021

USF Itaúba promove enconntro alusivo ao Outubro Rosa

A Unidade de Saúde da Família de Itaúba, em Estrela Velha, promoveu, na última quinta-feira, 7 de outubro, no Salão Comunitário de Vila Itaúba, uma ação alusiva ao mês de prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino. O encontro foi organizado pela enfermeira, Francielli Schanne, e pela médica Ginecologista, Gabriela Lorenzi.

Na oportunidade, foram abordadas as medidas de prevenção e cuidados com a saúde da mulher, formas de identificação precoce e tratamento, bem como a realização de coletas de exames citopatológicos do colo uterino, exame físico de mamas e solicitações de mamografias de rastreamento.

A enfermeira, Francielli destaca a importância da conscientização da população feminina em idade fértil e sexualmente ativa em realizar exames preventivos para detecção tanto do Câncer de Mama quanto do Câncer de Colo Uterino, visto que o ano anterior foi atípico devido à pandemia de coronavírus e muitas mulheres postergaram a realização dos mesmos. Ainda no dia do encontro, para cada mulher que coletou exames, a Secretaria Municipal de Saúde forneceu um mimo como forma de incentivo à prevenção e autocuidado.

Durante todo o ano as coletas de citopatológicos são agendadas e realizadas na Unidade de Saúde, bem como as solicitações de exames de mamografias, tanto pela enfermeira, quanto pela médica Ginecologista, sendo no mês de outubro intensificadas para alcançar um número ainda maior de mulheres.

“Acreditamos em uma saúde pública de qualidade e que possa alcançar um índice cada vez maior de prevenção, podendo diminuir casos graves e aumentar as chances de cura em cada uma dessas doenças, que tanto acometem as mulheres durante a vida”, comenta Francielli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + onze =