Município adere ao Programa Farmácia Cuidar +

Estudantes confeccionam almofadas terapêuticas
8 de outubro de 2021
Secretaria e produtores participam de tarde de campo em Nova Palma
8 de outubro de 2021

Município adere ao Programa Farmácia Cuidar +

O prefeito de Estrela Velha, Alexander Castilhos, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde, realizou a adesão ao Programa Farmácia Cuidar +. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que tem o objetivo de ampliar, qualificar e promover os serviços farmacêuticos nas Farmácias de Medicamentos Especiais (FME).

Com o Cuidar +, o município receberá recurso financeiro para ser aplicado na Farmácia Municipal, destinado a melhorias, qualificação na dispensação de medicamentos e cuidado farmacêutico. Dessa forma, os farmacêuticos realizarão atendimentos com orientações aos usuários com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que estão cadastrados no sistema de Administração de Medicamentos (AME).

Conforme a Secretária Municipal da Saúde, Neusa Maria Ravanello Billig, a adesão ao programa proporcionará melhora no atendimento e acompanhamento farmacoterapêutico para estes pacientes.

As farmácias públicas responsáveis pelas solicitações e dispensações de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e do Programa de Medicamentos Especiais do Estado do Rio Grande do Sul, foram classificadas em portes, sendo que Estrela Velha equivale ao Porte I, o qual se refere até 500 pessoas atendidas ao mês. Sendo assim, o município receberá recurso financeiro em parcela única, no valor de R$ 35 mil, para ser aplicado nos eixos estrutura, cuidado e identidade visual. O valor a ser recebido deverá ser empregado em despesas para confecção de materiais, equipamentos ou prestação de serviços, com vistas a fortalecer a farmácia que aderiu ao Programa, assim como em equipamentos e materiais permanentes necessários para estruturação da FME e nos serviços clínicos farmacêuticos.

Atualmente, a Farmácia Municipal de Estrela Velha conta com dois farmacêuticos, Humberto Emílio Bentlin e Letícia Damian Miotto, e uma técnica de enfermagem, Ana Paula Hindersmann Drachler.