Estudantes confeccionam almofadas terapêuticas

Município adere ao Programa Farmácia Cuidar +
8 de outubro de 2021

Estudantes confeccionam almofadas terapêuticas

Por meio da disciplina de Artes, coordenada pela professora, Luci Rovena Kremer Bisognin, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão, participaram de oficinas para a confecção de almofadas terapêuticas. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Estrela Velha com a Emater/RS-Ascar.

As atividades, desenvolvidas durante o mês de setembro, abordaram a valorização da medicina caseira, a cultura e a regionalização, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, a proposta apresentada aos estudantes foi a produção de travesseiros para apoio do pescoço compostos por ervas, plantas e grãos medicinais. As oficinas foram orientadas pela extensionista Rural Social da Emater, Giana Redin, e pela estagiária da Secretaria de Agricultura, Jocasta Limberger.

As oficinas proporcionaram aos estudantes o conhecimento sobre as plantas e ervas utilizadas, como o plantio correto, o tempo de colheita, forma de secagem e armazenamento, além de seus benefícios para a saúde. As almofadas confeccionadas auxiliam no bem-estar e relaxamento, ativando o sistema imunológico através das propriedades terapêuticas das ervas.

“Os alunos puderam ter um conhecimento sobre os chás e sua importância. Conhecimento esse, que é passado de geração para geração. É um trabalho riquíssimo, pois traz inúmeros benefícios à saúde”, comenta a professora, Luci Rovena Kremer Bisognin.