Escolas celebram Semana Farroupilha

NAAB desenvolve atividade com estudantes
24 de setembro de 2021
Município aplica fresa de asfalto em estrada geral
24 de setembro de 2021

Escolas celebram Semana Farroupilha

Marcando as comemorações alusivas à Semana Farroupilha, as Escolas Municipais de Estrela Velha desenvolveram atividades com os estudantes, para celebrar a cultura gaúcha, as tradições e valorizar a história do Rio Grande do Sul.

Com as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Vó Alzira Nunes Ceolin, foram desenvolvidas propostas para conhecer, explorar e recontar lendas, músicas, versos, trovas, declamações e trava-línguas de artistas regionais, bem como diferentes canções e melodias, brincadeiras de roda e poemas da cultura gaúcha. Também foram abordados o vocabulário, comidas, vestimentas, danças e festividades típicas. Além disso, as crianças apreciaram apresentações de músicas tradicionalistas e o reconhecimento de instrumentos musicais. Todas as atividades foram realizadas levando em consideração o protagonismo infantil.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, os estudantes celebraram a Semana Farroupilha com atos cívicos, roda de chimarrão, momentos de poesias e canções, além da apreciação de comidas tradicionais, como carreteiro, salsichão assado e café campeiro. As turmas também demonstraram o tradicionalismo participando das atividades com vestimentas típicas, valorizando a identidade da cultura gaúcha.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão, as festividades farroupilhas foram marcadas por atividades sobre a cultura e história gaúcha, desenvolvidas em sala de aula, bem como momentos de culto às tradições, com apresentações artístico-culturais e comidas típicas. As comemorações também contaram com a participação de autoridades tradicionalistas, com a presença do patrão do CTG Estrela do Pago, João Paulo Pereira, e da Patroa do CTG Potreiro Grande, Luci Kremer Bisognin, e prendas das entidades, além das mulheres do Grupo da Amizade, representando as “Anitas da atualidade”, que são mulheres atuantes na sociedade.