Comemorações cívicas do mês de setembro de 2021

Escola de Educação Infantil é tema de Formação Continuada
31 de agosto de 2021

Comemorações cívicas do mês de setembro de 2021

No mês de setembro, celebramos dois importantes momentos da nossa história e cultura. De 1º a 7 de setembro, ocorre a Semana da Pátria. Já de 13 a 20 de setembro, comemoramos a Semana Farroupilha. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação realizará, na rede municipal de ensino, atividades alusivas a essas duas datas, durante o mês todo. Além disso, ao longo do ano também serão desenvolvidas ações com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, seguindo a proposta municipal.

Nesse sentido, serão trabalhados temas a nível nacional, estadual e municipal.

Tema Nacional: Hino Nacional Brasileiro

O tema da Semana da Pátria a nível nacional é o Hino Nacional Brasileiro, um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. O Hino tem letra de Joaquim Osório Duque-Estrada (1870–1927) e música de Francisco Manuel da Silva. A letra e o ritmo sofreram algumas alterações ao longo de sua história, tendo sua primeira gravação em disco efetuada em 1917.

Tema Estadual: Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial

O Brasil esteve presente na II Guerra Mundial a partir do ano de 1942, mas suas tropas se deslocaram para o campo de batalha apenas no ano de 1944. Nesse período, foram enviados para a Itália 25 mil soldados brasileiros. Desses, 1.880 eram gaúchos, entre eles os soldados estrelavelhenses, José Fontoura Ferreira e Evaldo Glaser.

Tema Municipal: Unidos pela vida

O tema escolhido é um reflexo do momento atual, como forma de valorizar a vida, a saúde, as pessoas, os animais e as plantas. Dessa forma, serão abordadas questões de cuidado com a vida e bem-estar, bem como atenção com a saúde e prevenção de doenças, conscientizando as pessoas sobre importantes campanhas que são desenvolvidas durante o ano todo.

Abertura das comemorações cívicas

1º de setembro | 7h45 | Em frente à sede da Prefeitura Municipal